domingo, 31 de julho de 2022

comparação opinativa dos streamings da disney

AVISO

o nome dessa postagem originalmente era eu sai da netflix, com um desabafo de quase 1000 letras sobre como naquela época eu tomei a decisão de sair da netflix, eu apaguei aquela parte e estou deixando apenas a parte dos streamings da disney, porque eu fiz isso? porque eu voltei pra netflix, os motivos eu vou escrever em texto, mas por enquanto está é a reedição do meu texto original comparando os streamings da disney latam.


DISNEY+

começando pelo D+ que chegou primeiro,no dia 17 de novembro de 2020, é o serviço principal, voltado para o publico infanto juvenil, mas isso não quer dizer que seja pra crianças, existem muitas coisas no catálogo que se um adulto ver hoje em dia ele não vai achar ruim, um exemplo disso é gárgulas, um desenho absolutamente animal que passava no canal jetix aqui no brasil, com história e trilha sonora incríveis tanto em sua época como nos dias de hoje, envelheceu muito bem, é também casa de 59 dos 60 filmes da walt disney studios, desde branca de neve e os sete anões até o atual e vencedor do oscar de melhor animação encanto mas faltando apenas musica maestro de 1946.

existem muitos shows da disney no catálogo,eu falei de gárgulas mas também temos super patos, as duas versões de ducktales, x-men a série animada(mesmo com falta de dublagem em alguns epis) as séries do homem aranha que a marvel television fez, entre elas a incrível série animada de 1994 que passava na tv globinho, tv quack, darkwing duck, tico e teco defensores da lei (série e filme lançado recentemente) turma do pateta (tanto o filme quanto a série) e por ai vai, tem gosto pra tudo, basicamente pra quem é mais velho como eu é a chance de reviver os tempos de disney cruj do sbt quando passava tudo isso ai.

gosta de kim possible? owl house? gravity falls? randy cunningham? tá tudo ai, esse serviço é literalmente o paraíso para a criançada, a interface é boa, não é nivel netflix de qualidade mas é boa, recentemente o d+ foi lançado na africa do sul com uma UI totalmente diferente, dizem que é melhor que a atual, só teremos essa certeza quando a nova interface chegar aqui na america latina.

o disney plus é também a casa de toda a saga star wars, todos os nove filmes, os spin offs, as séries de tv, star wars vintage(os shows animados dos anos 80 e 90), tudo de star wars está disponível no catálogo do D+

mas o principal motivo que vai prender você ao disney plus é o fato do streaming ser a casa exclusiva da maior franquia cinematográfica de todos os tempos, todos os 28 filmes do universo cinematográfico da marvel, com uma exceção, o incrivel hulk de 2008, a disney considera que homem de ferro 1 deu inicio ao mcu, mas hulk chegou primeiro.

todos os filmes e as séries de tv, tudo, absolutamente tudo do mcu está disponivel sem tirar nem por, é absolutamente inacreditável.

segundo o justwatch no momento desta postagem 1,237 produções estão atualmente no catálogo, um número que pode diminuir ou aumentar com o tempo.

quando o serviço foi lançado muitos desenhos ainda não estavam disponíveis como por exemplo tico e teco defensores da lei, mas tudo isso é questão de tempo, dublagem e toda aquela coisa de direitos conexos que eu citei no post comparativo anterior.

tem tambem todos os filmes da pixar animation, desde os curtas dos anos 80 passando por toy story, vida de inseto, monstros s/a, carros entre outros até os atuais red crescer é uma fera e o vencedor do oscar soul.

tem algumas produções do national geographic também, pra quem não sabe esse canal era da antiga fox no brasil e america latina, mas depois que a disney comprou a antiga fox tudo aquilo que era da fox passou a ser da disney com algumas exceções e hoje o nat geo existe como canal de tv da disney e aba do disney plus, eu assistia muito os programas do canal nos tempos de tv paga de madrugada, bons tempos.

a unica critica que eu faço ao disney plus é em relação a esse medo de lançar novo conteúdo todo dia, acho que é uma garantia da empresa disney que todo e qualquer show entre no seu streaming com a maior qualidade possivel, mas a hbo max lança em ritmo industrial todo santo dia e sabemos bem que os catálogos de warner e disney são os maiores do mundo, a diferença é que a warner não tem medo de lançar conteúdo todos os dias, a disney tem, nunca vamos saber de verdade, o que importa é o disney plus poderia ser melhor do que é hoje, é um grande streaming, mas o que poderia ser dele se a empresa que controla o serviço perdesse o medo?

recentemente com a chegada da saga dos defensores ao streaming foi anunciada uma atualização de controle parental, adicionando mais duas classificações etárias, +16 e +18 e assim aumentando a classificação indicativa geral do serviço, vamos ver no que isso vai gerar daqui pra frente, sobre isso eu falo daqui a pouco.

com isso dito vamos falar da outra metade do combo plus, e pra mim a melhor.

STAR+

segundo a própria disney o star plus é um serviço separado do disney plus mas complementar com todas as atrações que não cabem no streaming principal, ou seja programas adultos, se eu tivesse que definir o que é esse streaming eu diria que é uma mistura de hulu com espn+ e fox premium.

a marca star fora dos estados unidos serve dois propósitos, substitui o hulu como streaming e serve de aba para o disney plus nos mercados aonde o star+ não existe.

aqui você tem todas as grandes atrações adultas da disney, quase todas as séries da fox, fx, abc, hulu e a espn pra quem gosta de esportes o que é meu caso pra caramba.

a série de destaque do serviço se chama only murders in the building, vi metade de um episódio mas já amei logo de cara o clima bom e leve que essa série tem, maravilhosa, já indicada a premios e já renovada para a segunda temporada que estreia no próximo mês, todas as grandes animações do antigo bloco não perturbe do fx brasil estão lá, american dad, cleveland show e family guy, além de bob's burgers, duncanville, bless the harts que entrou recentemente.

a lendária king of the hill/rei do pedaço (que faz parte do mesmo universo de bless) que ainda não entrou mas vai entrar no futuro, a recente e maravilhosa solar opposites que tem entre os seus criadores justin roiland de rick and morty, brickleberry, a futuramente cancelada hit monkey, a já cancelada m.o.d.o.k, futurama e finalmente a maior animação adulta de todos os tempos: the simpsons, atualmente na sua trigésima terceira temporada e já renovada para a trigésima quarta.

em termos de animações adultas a antiga fox pré disney batia de frente com o adult swim, e é bom saber que essas preciosidades estão juntas em um unico serviço, bom demais.

quase todos os filmes da coleção 30 for 30 estão aqui, essa foi uma iniciativa da espn americana de lançar 30 documentários esportivos em comemoração aos então 30 anos da emissora lider mundial em esportes, é um doc mais incrivel do que o outro, são histórias tão bonitas,tão lindas e tão inacreditáveis que você chega a se perguntar se aquilo foi verdade.

e por falar em espn, está ai o principal chamariz do star plus, o conteúdo ao vivo dos canais espn, eu já fiz diversos textos criticando joão palomino por acabar com a espn que eu e milhares de pessoas conheciam (era a líder de audiencia da tv paga na parte da tarde a pouco tempo atrás) para colocar no seu lugar essa emissora sem alma, sem conteúdo e que vive de clicks pra gerar audiência, eu escrevia um post por semana criticando isso, até cheguei ao ponto de mandar um e-mail pra espn criticando aspectos do canal que não me agradavam na época e até hoje.

voltando ao assunto, até hoje nenhum streaming conseguiu combinar com sucesso um catálogo de séries e filmes com programação continua ao vivo 24 horas por dia de programas e eventos esportivos, e na minha opinião o star plus chegou lá, ele conseguiu, estes são alguns dos eventos esportivos que estão disponíveis nesse momento nos canais espn que podem ser vistos no star plus:

libertadores
europa league
uefa europa conference league
premier league
serie a italiana
la liga
toda a temporada de ciclismo incluindo os grand tours
nba(basquete)
nfl(futebol americano)
mlb(baseball)
nhl(hockey)
mexican league(baseball mexicano)
liga acb(baseball espanhol)
bellator mma(segundo maior evento de mma do mundo, concorrente direto do ufc)
world surf league(o campeoato mundial da modalidade)
toda a temporada do tênis incluindo três dos quatro grand slams (wimbledon é do sportv com exclusividade)

e por ai vai, e é melhor parar por aqui pois se eu seguir em frente eu vou até amanhã, não é a toa que um dos executivos da disney se referiu ao star plus como o arrasa quarteirão do mercado 

e já que eu citei os documentários 30 for 30 minha indicação é bad boys, que conta toda a trajetória do detroit pistons dos anos 80/90, pra mim o melhor documentário do selo 30 for 30, vi milhares de vezes na espn e no piratex, espetacular, ainda vai chegar no serviço.

também temos as séries do fx, empire, dave, its always sunny in philadelphia que entrou no catálogo a pouco tempo, sons of anarchy e seu spinoff/sequencia mayans mc, the americans entre outras que já chegaram ou que poderão chegar no futuro como american crime story
além de quase toda a livraria de filmes da fox antiga e atual.

agora entrando no território das teorias (uma coisa que fã de novela e série adora) e voltando ao assunto da classificação indicativa isso é uma coisa que me preocupa pois eu acabei de assinar o combo+ e com o aumento da idade minima do disney+ para 18 anos isso pode colocar o star+ em risco, o atual serviço de streaming star+ pode muito bem ser uma aba do disney plus aqui no brasil, e isso provavelmente vai resultar no aumento do preço, isso é algo que e preocupa demais mas como eu disse, pra aumentar o preço é preciso mostrar conteúdo, e o conteúdo da the walt disney company seja na tela pequena ou na grande só se compara a warner bros discovery em termos de grandeza, tudo isso é apenas teorias, pode muito bem não acontecer mais já estou com medo.

é obvio que comparando com o D+ o star+ de longe é o melhor, não só complementa muito bem o disney plus mas se garante de boa como streaming solo, vale muito a pena e recomendo muito os streamings da disney pra quem quiser e quem tiver condição, são duas grandes ferramentas com produções incríveis para aqueles que querem ver de novo ou ver pela primeira vez suas séries e filmes favoritos.

o disney plus pode ser adquirido separadamente por R$27,90/mês, o star por R$32,90/mês, o combo plus que é o meu plano oferece os dois serviços por R$45,90/mês, lembrando que essa é minha opinião é que esse post não tem absolutamente nada a ver com a disney.






Nenhum comentário:

Postar um comentário