o mercado de tv paga no brasil definha a cada dia,vez por outra pipocam matérias dizendo que tal operadora perdeu x mil assinantes ou x milhão de assinantes,ou xxx milhões de assinantes,isso é preocupante,com o advento dos serviços de streaming tá cada vez mais dificil pagar um preço absurdo numa tv paga no brasil,eu tenho pois eu gosto e eu não quero sair da onde eu estou,mas não é porque eu gosto que não posso apontar falhas,falhas essas que estão acabando com a tv paga como conhecemos estou aqui para mostrar o caminho,pois do mesmo jeito que o rádio não acabou com a televisão,o streaming não vai acabar com a tv paga,mas pode fazer as operadoras se adaptarem e trabalhar junto com os serviços para oferecer o melhor ao assinante.
dito isso aqui estão alguns pontos que eu vejo serem de suma importância para a sobrevivência da tv paga no brasil.
1 - OS CANAIS PRECISAM TRABALHAR JUNTO COM O STREAMING
e já vemos muitos exemplos,o paramount trabalha com o hulu para a exibição de handmaid´s tale,o sony trabalha junto com a netflix para exibição de cloak and dagger,jessica jones,daredevil e com o hulo para a exibição de the runaways.
é um caminho sem volta,se a tv paga no brasil quiser sobreviver vai ter que trabalhar junto com o streaming,eu queria que houvesse outro jeito mas não ha gente,não há,ou é assim ou é xau e bença,isso vale pro sony axn e qualquer canal que almeja sobreviver a essa nova era de entretenimento.
2 - TRATAR O ASSINANTE COM RESPEITO
e quando eu digo tratar com respeito são muitas coisas,significa não dilacerar um programa de sucesso por causa de um apresentador de sapatenis e uma bancada que vez por outra fala naquela porra de reality da ex - mtv de ferias com o ex,tipo quem é o jovem estudante que chega da aula todo cansado e quer ver um debate esportivo e escuta isso? depois querem que te levem a sério quando minutos antes você fala de reality modinha e fica de sapatenis no estudio falando um monte de merda.
antes o seleção sportv era o apresentador e três debatedores,agora por causa da copa é um apresentador e comentarista fixo e mais dois debatedores,acabaram com toda a graça do seleção.
isso são dois exemplos que eu citei,e mais um monte de coisa que se eu falar aqui vai ocupar o post inteiro,emfim vocês devem ter entendido.
2 - PENSAR FORA DA CAIXA
se for pra abrir um canal de tv paga pra fazer as mesmas coisas da tv aberta é melhor nem abrir,é preciso pensar alem da programação padrão,como por exemplo fazem os canais de tv americanos,tanto fechados quanto abertos,é preciso copiar o estilo americano e transformar os canais de filmes em superstations,ou seja canais que não sejam só de filmes mas que tenham um pouco de esporte ou entretenimento esportivo.
por exemplo eu olho no fox sports,vejo WWE,que é um evento de pro wrestling,sem duvida o maior do mundo,pro wrestling pode não ser real como muita gente diz,mas é um filme de ação com platéia,empolgação,você assistiu um filme de ação? chorou? ficou puto com alguma coisa? pois bem tá tudo lá,diante disso a pergunta é: o que um evento que se propõe a ser entretenimento esportivo e não esporte está fazendo num canal de esportes? wwe não é esporte e portanto o lugar dele deveria ser em canais tipo megapix,tnt,space e por ai vai.
eu deixei a fox de lado pois no ato da publicação desse texto todos os canais da fox menos o fox sports são de propriedade do grupo disney e o fox sports será vendido até por isso o canal foi isolado da disney e teve suas verbas bloqueadas pela empresa do mickey,mas a wwe caberia na fox sim senhor,é muito estranho você ligar num canal esportivo e ver uma apresentação,uma especie de teatro que tem algum elemento esportivo mas de esporte não tem nada.
o primeiro canal superstation do brasil foi o saudoso sports plus da minha sky,com programação 85% esportiva com filmes a noite,e documentários,é meio que uma superstation ao contrário,mas é preciso fazer direito,pois enquanto o sports plus foi um sucesso e dá saudade só de lembrar pra quem viu(tem gente que trabalhou no canal que sente saudade até hoje)o canal sony falhou miseravelmente com o tênis feminino,horários ingratos,péssima narração,ficou um negocio tão bizarro que a sony transmite tênis normalmente mas com dublagem original em inglês mesmo e muito cedo dá manhã,essa é uma superstation que não deu certo,mas valeu a tentativa ao menos.
4 - NÃO SE DOBRAR A POLITICA
eu sou de centro direita progressista(vou explicar porque no texto imediatamente depois deste,só ter calma)mas eu adorava quando a hbo signature passava um programa chamado real time with bill maher,simplesmente um dos melhores,senão o melhor programa de politica da tv,apresentado por um esquerdista,se eu vivesse em uma bolha social eu não escutaria o que ele tem pra falar,mas ele defende o direito humano mais importante de todos,que é o da liberdade de expressão,ele dá espaço pra todos terem sua chance de falar e não tem medo de dar pito em quem não segue seu exemplo,o programa dele é espetacular e infelizmente a hbo signature se dobrou a politica,teve medo de uma eventual repercussão negativa e simplesmente relegou a atração pro hbo go,liguem na signature agora,só o que você vai ver é maratona de séries antigas,nada de shows de humor,nada de bill maher,são maratonas de séries intercaladas por um filmezinho,aliás o grupo de canais hbo max tá horrivel ultimamente mas é assunto pra depois.
o ponto que eu quero chegar é:fatores externos como politica e outros não podem determinar a programação de um canal de tv,o que aconteceu desde então? nada de bill maher na hbo signature,o programa dele nunca mais foi exibido e na ultima vez que ele foi exibido ele ainda por cima foi cortado,pra você ver a falta de respeito.
a hbo brasil claramente quer evitar polemicas ou seguir um novo caminho e eu entendo isso mas esse tipo de coisa afasta uma audiencia mais pensante,que deseja mais profundidade na televisão,o que é lamentável,repito mais uma vez o que eu disse,fatores externos não podem determinar a programação de um canal de tv.
e agora pro ponto mais importante,pro verdadeiro motivo pelo qual a tv paga do brasil não consegue competir contra os streamings da vida,o verdadeiro culpado da queda de qualidade da tv paga sabe quem é?
as leis brasileiras
5 - SE LIVRAR DA LEI DO SEAC
o ano é 2011,o mercado de tv paga no brasil está de vento em popa,foi nessa época que eu entrei,um outro mundo se abria diante dos meus olhos,eu queria fugir da programação engessada e padronizada da tv aberta e eu consegui e por causa disso eu considero esse um dos momentos mais importante da minha vida,sim eu sei que é patético mas era assim que eu me via,não me julguem.
um ano depois e o governo brasileiro da época achou que seria uma boa ideia uma agencia de cinema não só incentivar a produção de conteúdo nacional mas ao mesmo tempo comandar com mãos de ferro todo o setor de tv paga,quais canais entram,quais canais devem acabar,quais canais devem continuar,e desde aquele momento até agora a tv paga brasileira não é a mais a mesma,o fator glamouroso que existia hoje não existe mais,pra todos os efeitos hoje em dia a tv paga virou uma tv aberta,pois agora todos os canais são obrigados a dedicar um tempo de sua programação a produções nacionais para se adequarem como aquilo que a lei se refere como canal brasileiro de espaço qualificado ou cabeq
qual é a agencia de cinema? a ancine,que controla a veiculação de filmes e peças de teatro no brasil,só nesta espelunca de pais é que uma agencia reguladora de cinema e teatro pode ter tanto poder na nossa tv paga,quer uma prova do que eu falo? ligue por exemplo no prime box,é mais provável que você veja programas tipo medalhão persa do que a programação atual do canal em questão.
mas que lei seria essa? essa seria a lei 12485/2011,a infame lei do seac que está acabando com a tv paga nacional como nós conhecemos.
''mas você tem que entender que a produção de conteúdo nacional aumentou muito desde o advento dessa lei,essa lei gerou empregos''
cabide de empregos isso sim,não questiono o conteúdo nacional pois é um fato,hoje em dia existe muito mais produções nacionais na tv paga do que nunca,mas essa lei pode determinar se um canal pode continuar operando no brasil ou não,vou dar um exemplo,o tooncast tem um sinal único pan regional para toda america latina,e alem disso é um canal de animações clássicas da antiga turner hoje warnermedia,sabe os antigos cartoon cartoons que víamos quando crianças na época em que o cartoon network prestava? pois bem é desse tipo de programação que o tooncast vive,seria impossível pra um canal como esse exibir programação nacional por obrigação,mas é exatamente isso o que acontece,toda a américa latina assiste a turma da mônica,uma atração brasileira todos os dias por volta de 18hrs,e tem mais uma coisa:
o toon não é um canal brasileiro de espaço qualificado,se o canal fosse caracterizado dessa forma provavelmente seria obrigado a sair do brasil,como muitos canais já tiveram que deixar o brasil ou mudar de programação pra se adequar a essa maldita lei.
o que tem que ser feito é uma readequação da lei,do jeito que está não dá pra continuar,a lei do seac é a mão que sufoca a tv paga brasileira,que impede canais de crescerem,lembram do sports plus que eu falei mais cedo? porque que o canal foi extinto? por causa da maldita lei do seac! é preciso suavizar a lei para que a tv paga do brasil volte a ser o que era em 2011,como isso vai acontecer eu não sei,mas algo precisa ser feito.
no mais é isso,a tv paga brasileira vê o streaming como rival e ainda por cima está sendo limitada por uma lei que pode muito bem acabar com o mercado,isso não pode mais acontecer,se a tv paga brasileira quiser sobreviver precisa se adaptar aos novos tempos e se livrar das garras de uma lei que só existe para destrui-la.
por exemplo eu olho no fox sports,vejo WWE,que é um evento de pro wrestling,sem duvida o maior do mundo,pro wrestling pode não ser real como muita gente diz,mas é um filme de ação com platéia,empolgação,você assistiu um filme de ação? chorou? ficou puto com alguma coisa? pois bem tá tudo lá,diante disso a pergunta é: o que um evento que se propõe a ser entretenimento esportivo e não esporte está fazendo num canal de esportes? wwe não é esporte e portanto o lugar dele deveria ser em canais tipo megapix,tnt,space e por ai vai.
eu deixei a fox de lado pois no ato da publicação desse texto todos os canais da fox menos o fox sports são de propriedade do grupo disney e o fox sports será vendido até por isso o canal foi isolado da disney e teve suas verbas bloqueadas pela empresa do mickey,mas a wwe caberia na fox sim senhor,é muito estranho você ligar num canal esportivo e ver uma apresentação,uma especie de teatro que tem algum elemento esportivo mas de esporte não tem nada.
o primeiro canal superstation do brasil foi o saudoso sports plus da minha sky,com programação 85% esportiva com filmes a noite,e documentários,é meio que uma superstation ao contrário,mas é preciso fazer direito,pois enquanto o sports plus foi um sucesso e dá saudade só de lembrar pra quem viu(tem gente que trabalhou no canal que sente saudade até hoje)o canal sony falhou miseravelmente com o tênis feminino,horários ingratos,péssima narração,ficou um negocio tão bizarro que a sony transmite tênis normalmente mas com dublagem original em inglês mesmo e muito cedo dá manhã,essa é uma superstation que não deu certo,mas valeu a tentativa ao menos.
4 - NÃO SE DOBRAR A POLITICA
eu sou de centro direita progressista(vou explicar porque no texto imediatamente depois deste,só ter calma)mas eu adorava quando a hbo signature passava um programa chamado real time with bill maher,simplesmente um dos melhores,senão o melhor programa de politica da tv,apresentado por um esquerdista,se eu vivesse em uma bolha social eu não escutaria o que ele tem pra falar,mas ele defende o direito humano mais importante de todos,que é o da liberdade de expressão,ele dá espaço pra todos terem sua chance de falar e não tem medo de dar pito em quem não segue seu exemplo,o programa dele é espetacular e infelizmente a hbo signature se dobrou a politica,teve medo de uma eventual repercussão negativa e simplesmente relegou a atração pro hbo go,liguem na signature agora,só o que você vai ver é maratona de séries antigas,nada de shows de humor,nada de bill maher,são maratonas de séries intercaladas por um filmezinho,aliás o grupo de canais hbo max tá horrivel ultimamente mas é assunto pra depois.
o ponto que eu quero chegar é:fatores externos como politica e outros não podem determinar a programação de um canal de tv,o que aconteceu desde então? nada de bill maher na hbo signature,o programa dele nunca mais foi exibido e na ultima vez que ele foi exibido ele ainda por cima foi cortado,pra você ver a falta de respeito.
a hbo brasil claramente quer evitar polemicas ou seguir um novo caminho e eu entendo isso mas esse tipo de coisa afasta uma audiencia mais pensante,que deseja mais profundidade na televisão,o que é lamentável,repito mais uma vez o que eu disse,fatores externos não podem determinar a programação de um canal de tv.
e agora pro ponto mais importante,pro verdadeiro motivo pelo qual a tv paga do brasil não consegue competir contra os streamings da vida,o verdadeiro culpado da queda de qualidade da tv paga sabe quem é?
as leis brasileiras
5 - SE LIVRAR DA LEI DO SEAC
o ano é 2011,o mercado de tv paga no brasil está de vento em popa,foi nessa época que eu entrei,um outro mundo se abria diante dos meus olhos,eu queria fugir da programação engessada e padronizada da tv aberta e eu consegui e por causa disso eu considero esse um dos momentos mais importante da minha vida,sim eu sei que é patético mas era assim que eu me via,não me julguem.
um ano depois e o governo brasileiro da época achou que seria uma boa ideia uma agencia de cinema não só incentivar a produção de conteúdo nacional mas ao mesmo tempo comandar com mãos de ferro todo o setor de tv paga,quais canais entram,quais canais devem acabar,quais canais devem continuar,e desde aquele momento até agora a tv paga brasileira não é a mais a mesma,o fator glamouroso que existia hoje não existe mais,pra todos os efeitos hoje em dia a tv paga virou uma tv aberta,pois agora todos os canais são obrigados a dedicar um tempo de sua programação a produções nacionais para se adequarem como aquilo que a lei se refere como canal brasileiro de espaço qualificado ou cabeq
qual é a agencia de cinema? a ancine,que controla a veiculação de filmes e peças de teatro no brasil,só nesta espelunca de pais é que uma agencia reguladora de cinema e teatro pode ter tanto poder na nossa tv paga,quer uma prova do que eu falo? ligue por exemplo no prime box,é mais provável que você veja programas tipo medalhão persa do que a programação atual do canal em questão.
mas que lei seria essa? essa seria a lei 12485/2011,a infame lei do seac que está acabando com a tv paga nacional como nós conhecemos.
''mas você tem que entender que a produção de conteúdo nacional aumentou muito desde o advento dessa lei,essa lei gerou empregos''
cabide de empregos isso sim,não questiono o conteúdo nacional pois é um fato,hoje em dia existe muito mais produções nacionais na tv paga do que nunca,mas essa lei pode determinar se um canal pode continuar operando no brasil ou não,vou dar um exemplo,o tooncast tem um sinal único pan regional para toda america latina,e alem disso é um canal de animações clássicas da antiga turner hoje warnermedia,sabe os antigos cartoon cartoons que víamos quando crianças na época em que o cartoon network prestava? pois bem é desse tipo de programação que o tooncast vive,seria impossível pra um canal como esse exibir programação nacional por obrigação,mas é exatamente isso o que acontece,toda a américa latina assiste a turma da mônica,uma atração brasileira todos os dias por volta de 18hrs,e tem mais uma coisa:
o toon não é um canal brasileiro de espaço qualificado,se o canal fosse caracterizado dessa forma provavelmente seria obrigado a sair do brasil,como muitos canais já tiveram que deixar o brasil ou mudar de programação pra se adequar a essa maldita lei.
o que tem que ser feito é uma readequação da lei,do jeito que está não dá pra continuar,a lei do seac é a mão que sufoca a tv paga brasileira,que impede canais de crescerem,lembram do sports plus que eu falei mais cedo? porque que o canal foi extinto? por causa da maldita lei do seac! é preciso suavizar a lei para que a tv paga do brasil volte a ser o que era em 2011,como isso vai acontecer eu não sei,mas algo precisa ser feito.
no mais é isso,a tv paga brasileira vê o streaming como rival e ainda por cima está sendo limitada por uma lei que pode muito bem acabar com o mercado,isso não pode mais acontecer,se a tv paga brasileira quiser sobreviver precisa se adaptar aos novos tempos e se livrar das garras de uma lei que só existe para destrui-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário