sábado, 1 de outubro de 2016

o fim de uma era

esse post será diferente do padrão que você está acostumado em meus blogs,não vai ter uma imagem ilustrando o post como eu sempre faço,não por estrar triste com a noticia do ano no jornalismo esportivo mas porque estou escrevendo em outro computador e por isso não posso fazer nesse PC as coisas que normalmente faço por aqui,dito isso vamos ao post

uma era brilhante do jornalismo brasileiro se encerrou ontem,na manhã de sexta os funcionários da espn receberam um email chocante,absolutamente inacreditável,e que em questão de minutos virou noticia em todos os portais de tv do pais.

é inacreditavel pra mim escrever isso mas...

josé trajano foi demitido da espn brasil.

essa frase em outros tempos seria impossível de ser escrita,pois trajano era a  alma e o coração da espn,jornalista lutador,um idealista acima de tudo,um guerreiro dos microfones,lenda viva mesmo.

motivos para a demissão de trajano são incontáveis,segundo o próprio trajano foi perseguição politica pelo mais que sabido fato de trajano ser de esquerda,eu não acredito que a intolerância politica foi responsável por mandar um profissional embora mas se isso for verdade a espn perde para sempre minha admiração.

todo ser humano tem suas qualidades e seus defeitos,e trajano teve muitos,do mesmo jeito que ele era um gênio ele também era genioso,turrão,e com uma linha de pensamento completamente retrôgrada em termos de futebol,apesar de respeitar trajano como jornalista não perdoo ele até hoje por ter chamado o sport de time pequeno,ele mais do que ninguem,jornalista brilhante que é jamais poderia disparar uma coisa dessas.

trajano se envolveu em muitas polemicas nos últimos anos,justamente por ser o ultimo bastião de defesa de uma espn que acabou desde quando ele próprio indicou joão palomino para lhe suceder como diretor de jornalismo,polemicas nas quais eu estou ao lado de trajano sem tirar e nem por.

ele criticou os produtores do bate bola da tarde(um dos piores programas esportivos que existem digassedipassagi)pelo fato de danilo gentili ter sido convidado do programa,chamando a produção de alienada e não atenta ao que acontece no pais

e mais recentemente deu uma entrevista absolutamente sincera ao portal uol detonando a espn atual,sem papas na lingua como a muito tempo não se via,e falando de sua filosofia como jornalista.

esse desligamento é do tipo que muda a história de um setor,de uma empresa,e a história dos canais espn tem tudo pra mudar e pra pior,sim alguns dos melhores profissionais do ramo ainda estarão lá,gente que sou fã incondicional como paulo calçade,everaldo marques,paulo antunes,mauro cezar pereira,leonardo bertozzi e tantos outros.

mas a espn que eu conheço e que eu amava,que eu aprendi a amar morreu,trajano era a pessoa que com suas palavras não deixava a espn se transformar no que ela vai se transformar nos próximos anos,uma emissora puramente comercial,com foco zero no jornalismo e coisas patéticas como os mandamentos da sexta feira e dancinhas,coisa de meninote boça que pensa que entender de futebol é escalar o time do fenerbahce de cor e salteado.

emfim,agora é ver qual será o novo destino profissional do mito josé trajano,um dos maiores jornalistas esportivos do brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário